Confira o crescimento da economia do seu país

Enquanto alguns países têm um único salário mínimo aplicável a todos os trabalhadores assalariados em seu território, outros têm vários salários mínimos aplicáveis ​​por setor de atividade, ocupação ou região geográfica.

Sistemas simples são mais fáceis de operar, comunicar e aplicar, mas oferecem menos espaço para levar em conta as circunstâncias particulares de diferentes regiões ou setores econômicos dentro de um país.

Sistemas mais complexos podem ser melhor adaptados às circunstâncias de diferentes setores ou regiões, mas exigem mais capacidade institucional. Sistemas muito complexos tendem a perder eficácia e, em alguns casos, podem interferir na negociação coletiva entre trabalhadores e empregadores.

Confira o crescimento da economia do seu país

O cumprimento do princípio da igualdade de remuneração por trabalho de igual valor deve ser assegurado, sobretudo quando os salários mínimos são fixados por setor ou categoria profissional. Pode haver discriminação, por exemplo, quando os salários mínimos são sistematicamente mais baixos nos setores em que o pessoal feminino predomina.

Do mesmo modo, é importante evitar a discriminação salarial em detrimento dos trabalhadores migrantes e dos trabalhadores com deficiência. Os sistemas de salário mínimo também devem deixar espaço para determinar a remuneração por meio de negociação coletiva reajuste salário mínimo 2019.

Existe também um vínculo entre a igualdade de remuneração por trabalho de igual valor e a existência, em alguns países, de um salário mínimo de um valor inferior aplicável a jovens trabalhadores com menos de uma certa idade; O menor nível salarial visa facilitar a inserção de jovens no mercado de trabalho.

Em algumas circunstâncias específicas e dependendo dos objetivos das políticas de cada país, recomenda-se manter salários mínimos no grau de complexidade que é essencial, mas assegurando a maior simplicidade possível, e evitar qualquer diferenciação salarial entre grupos de trabalhadores que não baseia-se em razões objetivamente válidas, como objetivos educacionais e nível de experiência profissional ou habilidades profissionais.

Novas regras da economia

O alto nível de descumprimento tem conseqüências negativas não apenas para os trabalhadores e suas famílias, cujos direitos não são respeitados, mas também para os empregadores que cumprem as normas, uma vez que as empresas que não cumprem obtêm uma vantagem de custo ilegítimo. .

O grau de descumprimento também pode variar dependendo do desenho das políticas de salário mínimo e do número de alíquotas salariais vigentes, e também depende da eficácia de todo o processo de elaboração e implementação de tais políticas, desde o próprio estágio de fixação. de estrutura e nível adequados, em consulta com organizações de empregadores e trabalhadores.


Estabelecer e ajustar níveis salariais é talvez a parte mais difícil do processo de fixação de salários mínimos. Se um nível for definido muito baixo, o salário mínimo terá pouco efeito sobre a proteção dos trabalhadores e suas famílias contra salários indevidamente baixos ou pobreza. Se um nível for definido muito alto, os salários mínimos serão pouco respeitados e / ou terão efeitos adversos no emprego.

Atingir um equilíbrio adequado entre esses dois tipos de considerações é essencial para assegurar que os salários mínimos sejam adaptados ao contexto nacional e que seja levada em conta tanto a proteção efetiva dos trabalhadores quanto o desenvolvimento de empresas sustentáveis.

Confira o crescimento da economia do seu país
Avalie este artigo!